Rio de Janeiro, domingo, 19 de novembro de 2017 - 06h34min
Clube
História
Estádios
Símbolos
Presidentes
Futebol
Jogos
Títulos
Atletas
Técnicos
Competições
Informação
Livros
Crônicas
Reportagens
Por onde anda?
Estatísticas
Gerais
Confrontos
Campanhas
Ranking CBF
Competições
Multimídia
Fotos
Áudios
Vídeos

» 1ª Página » Informação » Reportagens

BANGU TERÁ SUA HISTÓRIA DIGITALIZADA
Grêmio literário ganha apoio da prefeitura para pôr imagens de seu acervo na internet

O passado digitalizado para que crianças e adultos possam, num futuro bem próximo, ter acesso às histórias do bairro e às suas origens. O Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos, de Bangu, vai transpor o seu acervo de livros e 2.800 fotos históricas para a internet. O objetivo é produzir um site em que estudantes das redes pública e privada e moradores da região possam ter acesso rápido a material de pesquisa sobre o bairro, que abrigou a primeira indústria têxtil do país: a Fábrica de Tecidos Bangu.

Segundo Vladimir Cavalcanti, um dos idealizadores do projeto da biblioteca virtual, o objetivo do grêmio é democratizar e facilitar o acesso à informação:

- Bangu talvez seja o bairro de história mais rica do subúrbio. Temos fotos, livros e revistas que hoje estão restritos à pesquisa aqui no grêmio. O manuseio deste material, em grande parte já fragilizada e desgastada pelo tempo, poderia ser feito pela internet. Muitas empresas e órgãos públicos têm projetos de acervos digitais. E nós gostaríamos de fazer o mesmo.

Foto: Simone Marinho (Jornal O Globo)
MEMBROS DO GRÊMIO literário manuseiam parte do acervo: democratização da história de Bangu

Além da digitalização do acervo, o grêmio quer também criar um espaço em suas instalações para consulta pública à biblioteca virtual. O objetivo é beneficiar os moradores que ainda não têm computador em casa.

O projeto, que não tinha patrocínio, ganhou reforço considerável esta semana para sair do papel. A idéia foi abraçada pelo secretário municipal das Culturas, Ricardo Macieira, que disse que vai custear o trabalho de criação do site.

- Eles apresentaram a idéia e nós aprovamos. Vamos criar a biblioteca virtual. É preciso apenas tratar dos trâmites administrativos para iniciar o trabalho. Pretendo me reunir com eles esta semana para formalizar um convênio - adianta o secretário.


Imagem de 1893 está no material

Reprodução (Jornal O Globo)
OPERÁRIOS DA FÁBRICA de Tecidos Bangu e seus parentes na inauguração, em 1893

A digitalização da história de Bangu faz parte de um projeto mais amplo do Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos, que inclui a expansão do espaço físico da entidade. Ocupando uma casa de 90 metros quadrados na Rua Silva Cardoso 349-A, no centro de Bangu, o grêmio vem pleiteando à direção da 17 Região Administrativa a cessão da área ocupada pela biblioteca da R.A., que fica num prédio ao lado da instituição.

De acordo com o presidente do grêmio literário, Benevenuto Rovere Neto, as negociações estão avançadas. Se ganhar o espaço, a entidade pretende criar uma sala para seminários e outras duas para oficinas de arte. A biblioteca do grêmio, que hoje se espreme na área disponível, seria expandida. Além disso, seria criada uma sala apenas para acesso à biblioteca virtual:

- O grêmio fará dez anos em 2004. Somente neste prédio estamos há sete anos. Temos conversado com o diretor da Região Administrativa, Wagner Júlio Reis Ferreira, e ele está bastante permeável ao projeto, ajudando-nos muito.

Reprodução (Jornal O Globo)
ARQUIBANCADA DE MOÇA BONITA na década de 60: grande torcida

Sem fins lucrativos, o grêmio se mantém atualmente, segundo o artista plástico Clécio Régis, com a renda angariada com as oficinas de arte que promove e da contribuição de sócios.

O acervo que está para ser digitalizado tem, além das cerca de 2,8 mil fotos antigas, 800 imagens mais recentes, registradas nas ruas durante as obras do Rio Cidade. A entidade conta ainda com 1.200 livros.

- Se o espaço nos for cedido, queremos fazer uma obra que permita mudar a cara do acesso ao grêmio. Nossa idéia é fazer a entrada com a imagem de um grande livro aberto — explica Régis.

Reprodução (Jornal O Globo)
COMEMORAÇÃO DO CINQÜENTENÁRIO do Bangu Atlético Clube

A digitalização do acervo do grêmio literário permitirá aos internautas acessarem imagens raras como a foto mais antiga dos funcionários da Fábrica de Tecidos Bangu, tirada na inauguração, em 1893. Há também registros do jogador do Bangu Zózimo, sendo condecorado pelo Campeonato Mundial de 1958, e do estádio de Moça Bonita.


Abrindo espaço para o grêmio

Reprodução (Jornal O Globo)
JUSCELINO KUBITSCHEK condecora o jogador Zózimo pelo Mundial de 1958

O subprefeito de Bangu, Jorge Felippe, diz que a chance de o Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos ganhar mais espaço é grande. Ele diz que a subprefeitura se mudará.

Qual a chance de o grêmio ter seu pleito por mais espaço atendido?
JORGE FELIPPE: As possibilidades são muito boas. Vou me reunir com o pessoal do grêmio e da direção da 17 R.A. para que juntos tomemos uma decisão.

Como isso se daria?
JORGE FELIPPE: O prédio da R.A. está sendo reformado. Com isso, alguns departamentos podem vir a mudar de lugar, abrindo espaço para o grêmio. É minha idéia também levar a subprefeitura para o centro do bairro. Gostaria que ela fosse para a R.A., permitindo que todos os serviços municipais se concentrassem num só local.

Fonte: Jornal O Globo - Bairros: Zona Oeste (Repórter: Isabela Bastos), 04/05/2003.

     
Livros
 
Estatísticas
 
Jogos 4.116
Vitórias 1.713
Empates 980
Derrotas 1.423
Gols Pró 7.267
Gols Contra 6.306
Saldo de Gols 961
Artilheiros
 
Ladislau 229
Moacir Bueno 202
Nívio 152
Menezes 138
Zizinho 124
Luís Carlos 119
Paulo Borges 109
Décio Esteves 97
Arturzinho 93
Marinho 83