Bangu Atlético Clube: sua história e suas glórias

Boavista recupera pontos de jogo contra Flamengo, e Volta Redonda é rebaixado no Carioca
11/03/2022
Fonte: Extra (Marcello Neves)

O Volta Redonda está matematicamente rebaixado no Campeonato Carioca. Isso porque o Boavista obteve uma importante vitória no Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD-RJ), nesta quinta-feira, ao conseguir recuperar os três pontos que estavam perdidos por punição no duelo contra o Flamengo, válida pela terceira rodada da Taça Guanabara, e com isso se livrou do risco de queda. A decisão cabe recurso no STJD.

É confuso, mas vale a explicação. Punições por escalações irregulares retiram dos clubes os pontos determinados (no caso do Boavista, três), além dos conquistados no resultado dos jogos. O clube de Saquarema havia perdido sete no total pela escalação irregular do volante Ryan Guilherme.

Na divisão, foram quatro pelo empate em 1 a 1 com o Vasco, no dia 29 de janeiro (um ponto pelo empate e três pela punição), e três pela derrota por 3 a 0 para o Flamengo no dia 3 de fevereiro (todos pela punição). Mas com a decisão do TJD-RJ, o Boavista recuperou os três pontos da derrota para o rubro-negro.

Assim, agora tem oito pontos na classificação da Taça Guanabara, contra apenas cinco do Volta Redonda. No entanto, no primeiro critério de desempate, o time de Saquarema tem três vitórias contra uma do Voltaço. Ou seja, independentemente dos resultados na última rodada, a situação não tem como se alterar.

A decisão cabe recurso no STJD, que deve ser o caminho adotado pelo Volta Redonda, segundo apurou O GLOBO. Em nota, o clube do Sul Fluminense garante estar focado na última rodada da Taça Guanabara.

"O Volta Redonda FC segue focado somente na partida diante da Portuguesa neste sábado, dia 12, válida pela última rodada. No mais, o departamento jurídico do clube está acompanhando o andamento do julgamento e aguardando o resultado final do processo", afirmou.

No próximo sábado, o Volta Redonda visita a Portuguesa no Estádio Luso-Brasileiro, às 16h, enquanto no mesmo horário o Boavista recebe o Fluminense no Estádio Elcyr Resende.