Bangu Atlético Clube: sua história e suas glórias

S11 Econit é a bola do Carioca

22/12/2022 - 21h28
Fonte: Agência FERJ
Foto: Divulgação/Agência FERJ
S11 Econit é a bola do Carioca

Com o slogan “Conectando nossos mundos”, a Penalty, uma das maiores fabricantes nacionais de material esportivo, apresenta a versão 2023 da S11 Ecoknit ― bola mais sustentável do mundo aprovada com certificação máxima da FIFA ―, que será, novamente, a estrela do Campeonato Carioca.

Segundo Paulo Gaspar, gerente executivo de trade marketing e vendas da Penalty, a criação da S11 Ecoknit trouxe pioneirismo e inovação para o segmento, já que foi a primeira bola de futebol profissional do mundo desenvolvida com o propósito de unir a excelência em performance à sustentabilidade.

- Contamos, também, com duas réplicas da bola oficial em nosso portfólio, com preços mais acessíveis, o que amplia a oportunidade de venda e de uso para o praticante - afirma Gaspar.

- O Campeonato Carioca é um dos principais campeonatos estaduais do país e, estar ao lado dele, é incentivar diretamente o esporte brasileiro. Além disso, estar presente em um campeonato de alto nível certifica também a S11 Ecoknit, que soma ao torneio com sua tecnologia e inovação. Esta junção de sustentabilidade e performance da S11 fez com que nós da Penalty fôssemos convidados para a conferência do FIFA Quality Programme, em Zurique, na Suíça, onde estive presente e pude ver o reconhecimento internacional que a bola possui - ressalta Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas, da Penalty.

- O futebol carioca está imensamente satisfeito com a extensão da parceria com a Penalty e, obviamente, com a tecnologia e competência empregadas no desenvolvimento da nova bola, a S11 Ecoknit. Tudo isso unido à sustentabilidade, bandeira do futebol carioca. E que saiam muitos gols no Carioca de 2023 - diz Rubens Lopes, Presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

Detalhes técnicos da S11 Ecoknit

Para a Penalty, sustentabilidade, velocidade, qualidade e tecnologia são características que caminham lado a lado. Assim, a S11 Ecoknit é elaborada com borracha natural, fio biodegradável, materiais extraídos da cana-de-açúcar e tecido reciclável obtido a partir de garrafas PET.

- A S11 Ecoknit é uma bola feita para que os chutes saiam com precisão e equilíbrio, pois possui uma câmara 6D feita com borracha natural. Para garantir que a bola não murche durante a partida, pensamos em um forro que conta com tecnologia multiaxial, não deformando a bola durante a partida nem mesmo com os chutes mais fortes - destaca Nilton Franco, gerente de P&D da Penalty.

Também é utilizada a exclusiva tecnologia Termotec, que garante 0% absorção de água mesmo em condições de chuva forte, não deixando que a água entre e deixe ela mais pesada, prejudicando o jogo. Outro ponto de destaque do produto é o jogador consegue alcançar facilmente a direção que deseja, sem perder velocidade e precisão. Além disso, a tecnologia NeoTec Eco ― elaborada a partir de material extraído da cana-de-açúcar ― oferece mais conforto ao atleta.

- Um ponto muito importante e que cada vez mais a Fifa nos cobra, é em relação ao amortecimento da bola na hora do cabeceio, pensando sempre na segurança dos atletas ― sejam amadores ou profissionais. Por isso, a S11 conta com um amortecimento interno, mais espesso, que absorve o impacto, mas tem elasticidade suficiente para voltar e deixar a bola mais rápida. Sobre as cores escolhidas, azul e vermelho, e o seu design, a ideia foi nos inspirarmos na velocidade da bola, o que facilita o acompanhamento do deslocamento da bola tanto para os narradores, quanto para os telespectadores - conta Franco.